top of page

Bruxas Modernas


As bruxas existem, mas elas não são bem como você imagina. Ao contrário das bruxas de nariz grande, chapéu pontudo e vassouras voadoras que permeiam o imaginário coletivo — graças aos contos de fadas e filmes de Hollywood —, as bruxas são pessoas comuns, com vidas e ocupações comuns. Nós somos médicas, professoras, advogadas, faxineiras, vendedoras, entre outras. Sim, somos em grande maioria mulheres, mas há também bruxos homens e pessoas não binárias ou de gênero fluído.


Sumas Sacerdotisas da Tradição Mistérios de Tessália em ritual - arquivo pessoal
Sumas Sacerdotisas da Tradição Mistérios de Tessália em ritual - arquivo pessoal

Em geral, a bruxaria não é uma religião organizada. Há muitos bruxos que, inclusive, seguem o caminho solitário — ou seja, não fazem parte de nenhum grupo —, mas sim um conjunto de práticas espirituais que se originaram de diversos locais da Europa e que têm como objetivo a conexão com as energias criadoras do universo, manifestas na natureza. Podemos encontrar alguns grupos organizados em clãs e tradições, que possuem uma hierarquia e regras próprias. Mesmo com tantas diferenças, porém, eles compartilham crenças que os unem como um grande e heterogêneo grupo.


Geralmente, os bruxos são politeístas e acreditam num casal sagrado: uma Deusa e um Deus, que variam de acordo com a região onde são adorados. Cada divindade de um panteão pode ser vista como uma face dessa Grande Deusa e desse Grande Deus. Essas forças criadoras estão presentes na natureza — na verdade, elas são a própria natureza. Por isso, os bruxos sempre terão essa conexão com os elementos naturais, como cristais, ervas, a Lua e o Sol. Todo bruxo também acredita que há uma grande teia invisível que nos conecta de alguma forma e que podemos acessar essa “substância” invisível para utilizá-la a nosso favor — ou seja, fazer mágicka! Isso mesmo! Cada elemento natural possui uma assinatura energética, e a bruxa é capaz de ler e manipular essa energia a seu favor.


Altar bruxo no Tear das Feiticeiras - arquivo pessoal
Altar bruxo no Tear das Feiticeiras - arquivo pessoal

Entre os instrumentos mágickos, estão:

- A varinha, que direciona a energia durante um ritual e também representa o divino masculino;

- O caldeirão, usado tanto para preparar poções e banhos quanto para simbolizar o divino feminino;

- A vassoura, que serve como instrumento de limpeza energética de ambientes e pessoas, entre muitos outros.


Nossos rituais são verdadeiras celebrações do ciclo de vida, morte e renascimento da natureza. Para nós, a Lua é a representação da Deusa, e o Sol, a do Deus. A mudança das estações revela essa relação de amor entre a Deusa e o Deus, que alimenta toda a vida do nosso planeta.





Komentar

Dinilai 0 dari 5 bintang.
Belum ada penilaian

Tambahkan penilaian
bottom of page