ENTRE.NÓS | Projeto de Educação Inclusiva transforma vida de mães atípicas em Guaratiba
- Rafaela Grande
- há 3 dias
- 3 min de leitura
Alexandra Costa, com sua iniciativa, dá vez e voz a projeto de inclusão social

O Projeto “Entre.Nós”, localizado em Guaratiba, Rio de Janeiro, nasceu da realidade de mães atípicas e pessoas com transtornos mentais que enfrentam isolamento social, dificuldade de inserção no mercado de trabalho e falta de renda. Segundo o IBGE, mais de 25% dos brasileiros enfrentam algum transtorno mental e grande parte vive abaixo da linha de pobreza. No público atendido, a exclusão social, o desemprego e a ausência de espaços terapêuticos acessíveis são as maiores dores.
“A iniciativa nasceu de uma necessidade real de criar um espaço de acolhimento e geração de renda para mães atípicas, pessoas com deficiência e pacientes da saúde mental, que muitas vezes vivem em isolamento social. A ideia do “Entre.Nós” surgiu no dia 12 de setembro de 2023, quando eu tinha terminado um tratamento oncológico - câncer no útero. O projeto-piloto aconteceu na minha antiga sala do Recreio no shopping Barra World” comenta Alexandra Costa.

Nos últimos três meses, a equipe conquistou um espaço próprio para executar as oficinas e firmaram parceria com a “Casa Atípica”, ampliando o atendimento. Agora, além das oficinas de criação e venda de biojoias artesanais — feitas com sementes, cascas e materiais reaproveitados, é oferecido também suporte terapêutico com neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo e pedagogo.
Os responsáveis pelo projeto são: Alexandra Costa, Co autora; Carlos, Social mídia; Elizete, Gestão de pessoas; Dilly, Líder comunitária, Dr. Thiago, advogado; Ísis, Contadora e André Jardim, Psicólogo.
Durante as oficinas de macramê e biojoias com sementes e cascas da Amazônia, os participantes aprendem a produzir, precificar e vender seus produtos, fortalecendo autoestima, pertencimento e geração de renda. A receita do projeto vem da venda das biojoias produzidas nas oficinas, de parcerias com empresas e instituições de saúde que contratam as atividades como prática terapêutica e de apoios institucionais que patrocinam turmas e exposições.

Parte do lucro é reinvestida no projeto e parte é destinada diretamente às participantes, fortalecendo a autonomia financeira das mães e pacientes da rede de saúde mental. O impacto chega às mães atípicas, pessoas em tratamento de saúde mental e à comunidade local atendida na Casa Atípica.
O projeto atende jovens e adultos com ou sem deficiência, além de mães atípicas. Em média, mais de 400 famílias já foram diretamente impactadas pelas oficinas e ações sociais.
O impacto é medido pelo número de pessoas capacitadas, biojoias produzidas e vendidas, renda média gerada por participante e pelos relatos de melhora emocional e socialização.
Nos últimos 3 anos, foram atendidas mais de 200 pessoas no espaço de saúde, resultados visíveis em autoestima, engajamento e qualidade de vida. Com o novo espaço e a parceria com a Casa Atípica, o Entre.Nós dá um passo importante para se tornar referência em inclusão produtiva e saúde mental no Rio de Janeiro.
O objetivo é ampliar as oficinas, integrar novas especialidades terapêuticas e fortalecer a rede de apoio entre mães e pessoas com deficiência. Com investimento e apoio, será expandido o modelo para outras regiões e poderá assim transformar ainda mais vidas por meio da arte e da conexão humana.
A missão é promover a inclusão, saúde mental e autonomia financeira por meio do artesanato sustentável. Já a visão é tornar-se referência nacional na valorização de talentos de mães atípicas e pessoas com deficiência. Os valores são a empatia, respeito, sustentabilidade, amor e propósito.
Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho, siga no Instagram: @projetoentrenosrj



