João Paulo I: 47 anos do Papa Sorriso
- Ranielson Cambuim

- 26 de ago.
- 1 min de leitura
Quase cinco décadas depois, o papado mais breve do século XX continua marcado na memória da Igreja.

No sábado, 26 de agosto de 1978, a Igreja Católica realizava o primeiro de dois conclaves que ocorreriam naquele ano, após a morte do Papa Paulo VI.
Dois dias depois, após quatro votações e com a participação de 114 cardeais eleitores, o catolicismo conhecia seu novo líder: Albino Luciani, italiano de 65 anos, que adotou o nome João Paulo I em homenagem a seus dois predecessores, Paulo VI e João XXIII.
Conhecido como o "Papa Sorriso" por sua postura humilde, simples e acessível, Luciani conquistou fiéis e membros da Cúria Romana. Natural de Canale d'Agordo, cidade a 40 km da capital da província, foi o primeiro papa a adotar um número ordinal em seu nome e o último nascido na Itália desde 1978 até os dias atuais.
Antes de ocupar o cargo, Albino atuou como Bispo e depois Cardeal de Veneza entre 1958 e sua eleição. Doutor em Teologia Sacra, teve um pontificado breve - apenas 33 dias - sem tempo para grandes feitos. Ainda assim, não é o detentor do mais breve Pontificado da história, título que pertence ao também italiano Urbano VII, que esteve no governo do Vaticano por 12 dias.
O 263⁰ papa foi beatificado em setembro de 2022 pelo Papa Francisco, após a Igreja reconhecer o milagre da cura de uma menina de 11 anos em Buenos Aires.
João Paulo I morreu na madrugada de 28 de setembro de 1978, entre 23h30 e 4h30 da manhã seguinte. Seu dia é celebrado em 26 de agosto.






Comentários