Marie Curie: a incrível força feminina na ciência
- Jade Heckmann
- 22 de jun.
- 1 min de leitura

Primeiramente e simplesmente: a primeira mulher a receber um prêmio Nobel; em 1903 recebe o Prêmio Nobel de Física juntamente com seu marido, Pierre Curie e com Henri Becquerel pelas descobertas no campo das radiações e em 1911 recebe o Prêmio Nobel de Química por ter descoberto novos elementos químicos, o rádio e o polônio.
Marie Curie nasceu em 7 de novembro de 1867, em Varsóvia, Polônia, seus pais eram professores, fato que levou Marie a crescer num ambiente de educação e interesse pelo conhecimento, naquela época não era permitido as mulheres o acesso ao conhecimento mas sua curiosidade e vontade de aprender fizeram com que criasse grupos de estudo, escondidos, claro. Em 1891 mudou-se para Paris a fim de cursar licenciatura em Física e em 1894 cursou Matemática. Mesmo que o sistema quisesse frear a força avassaladora feminina, ele falhou miseravelmente: quando uma mulher quer algo, ela consegue.
Em 1895 casou com Pierre Curie, professor de física, com quem teve duas filhas, Éve e Irene.
Em 1934 Marie morreu vítima de leucemia causada pela exposição durante toda a sua vida a componentes radioativos e sua história fica de inspiração pra nós!







Comentários