top of page

O primeiro Papa, e um Santo não muito lembrado em junho

  • Foto do escritor: Ranielson Cambuim
    Ranielson Cambuim
  • 28 de jun.
  • 2 min de leitura

São Pedro e São Paulo encerram no dia 29 os Santos Juninos


Basílica de São Pedro
Vista da Basílica de São Pedro (esquerda), do Obelisco (centro) e do Palácio Apostólico (direita) na Praça de São Pedro, no Vaticano (Internet)

Fechando o mês de junho depois dos Santos Antônio e João é Celebrado em apenas um dia dois Santos, um mais festejado e outro mais lembrado em janeiro quando, na verdade, é seu Martírio


São Pedro, o primeiro Papa


Pedro com Jesus Cristo, em pintura de Eero Järnefelt (Internet)
Pedro com Jesus Cristo, em pintura de Eero Järnefelt (Internet)

Pedro conheceu Jesus Cristo depois de uma frustrada noite de pesca, que por palavras deste houve a chamada pesca milagrosa, Simão que até então era seu nome foi mudado para Pedro, após exprimir sua Fé no fundador do Cristianismo: este ato, significa na Fé Católica a fundação da Igreja sobre a Rocha que seria Pedro.


Horas antes de Cristo morrer na Cruz, Pedro negou conhecer aquele com quem tinha convivido e dito até que daria a vida.


São Pedro teve um final de sua vida, semelhante à de Cristo: condenado a crucificação, foi um pedido do Santo estar na Cruz de cabeça para baixo por não se considerar 'digno de morrer da mesma forma' que seu Mestre, o Primeiro Papa da Igreja Católica e também o detentor do mais longo Pontificado até os dias atuais: 37 anos.


São Paulo


São Paulo de Guercino (Internet)
São Paulo de Guercino (Internet)

Recordado mais comumente em janeiro, com a cidade que leva seu nome, Paulo não conheceu Cristo pessoalmente e sim foi convertido enquanto se dirigia a cidade de Damasco com objetivo de perseguir, prender ou até mesmo matar Cristãos.


O Santo até então era judeu e seu nome era Saulo, e não caiu do cavalo literalmente como é muita vezes difundido.


Inclusive conta a história que enquanto seguia o judaísmo, fez parte da execução de Estêvão - Santo Celebrado em 26 de dezembro.


Após a conversão, Paulo escreveu diversas Cartas que estão na Bíblia o livro Sagrado do Cristianismo, já em vida, seus pertences como guardanapos e orla de suas vestes eram utilizados como objetos para curas milagrosas.


O fim deste Santo também Celebrado em junho foi o derramamento de sangue sendo degolado na capital italiana.


São Pedro e São Paulo são recordados como Padroeiros dos pescadores, do estado brasileiro Rio Grande do Sul, dos autores da cidade e estado de São Paulo, respectivamente.


Oração


“Senhor, hoje, eu quero Te pedir por toda a Santa Igreja Católica. Que, pela intercessão de São Pedro e São Paulo, colunas da Igreja, possamos ser sempre fiéis à fé e à doutrina que o próprio Cristo nos deixou. Amém!”

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page