OSTARA: A Primavera da Alma, tempo de Renascimento e Esperança
- Syrinx Sycorax Hekatina
- 14 de set.
- 3 min de leitura
No próximo dia 22 de setembro, às 15h19 (horário de Brasília), iniciará a estação da Primavera, marcada pela transição do período mais seco para o mais chuvoso, no Brasil, a primavera é marcada pelo florescimento das plantas, temperaturas mais amenas e aumento gradual das chuvas em várias regiões do país. Nesse período, os animais também ficam mais ativos e é comum observar uma maior diversidade de pássaros.
Este período também exerce influência significativa sobre o comportamento humano. Com o aumento da luminosidade e temperaturas agradáveis, muitas pessoas sentem-se mais dispostas e animadas para atividades ao ar livre, como caminhadas, esportes e encontros sociais. Além disso, é comum notar um aumento na sensação de bem-estar, já que a estação favorece a produção de hormônios ligados ao humor, como a serotonina.
Muitas vertentes espirituais compreendem que após o frio, a escuridão e a aparente "morte" do inverno, a primavera irrompe em vida. A renovação e florescimento costuma inspirar mudanças, seja na rotina, no vestuário ou até mesmo em projetos pessoais. No paganismo moderno, o Equinócio da Primavera é celebrado como Ostara, onde há equilíbrio entre a luz e a escuridão, honrando a fertilidade e o novo ciclo da natureza.

Para os pagãos, a primavera é mais do que uma estação, é um estado de espírito. O nome "Ostara" é uma homenagem à deusa Eostre/Ostara (Deusa anglo-saxã da primavera), e é repleta de símbolos que representam equilíbrio, fertilidade e o despertar da natureza, como o ovo, coelhos, flores e sementes.
Por trás dos ovos e das flores, Ostara carrega uma mensagem espiritual profunda: é sempre possível recomeçar. É um convite para sair da introspecção do inverno, trazer para a luz os sonhos que incubamos no escuro e agir para torná-los realidade.
Para ser um “solo fértil” para novas fases, é necessário findar antigas etapas que já vem se arrastando. Fechar ciclos é uma das habilidades mais importantes e desafiadoras da jornada humana. É um processo profundamente espiritual, emocional e psicológico. Fechar um ciclo não é sobre esquecer ou apagar o passado. É sobre mudar a relação que temos com ele.
Se você é uma pessoa que tem dificuldade em encerramentos, seguem dicas para quem não sabe por onde começar: 1. Aceitação que algo chegou só fim; 2. Viver esse luto; 3. Refletir; 4. Extrair a lição; 5. Faça um ritual simbólico; 6. Redirecione a sua energia e 7. Olhe para frente.
Caso queira celebrar Ostara em sua casa, monte um altar com flores frescas, ovos decorados, velas verdes e amarelas, e cristais como água-marinha e quartzo rosa. Faça uma "limpeza de primavera", purifique a casa energeticamente com um incenso de sálvia e também limpe a mente e o coração.
Plante as suas intenções, pois as sementes plantadas na terra tornam-se uma metáfora poderosa para os projetos e desejos que queremos ver florescer ao longo do ano. Meditar ao ar livre, absorvendo a energia do sol da manhã, e agradecer pela luz e pelo calor que regressam.
OSTARA é a primavera da nossa alma, é o tempo de renascimento e de esperança. Que possamos, então, abrir nossas janelas interiores e deixar que a luz da primavera ilumine nossos corações. Que cada flor que desabrocha nos lembre da beleza que existe dentro de nós e à nossa volta.
Seja Bem-vinda Primavera!







Comentários