Santo Antônio: muito além de um Santo Casamenteiro
- Ranielson Cambuim
- 13 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jun.
Nascido Fernando de Bulhões, Santo foi canonizado há 8 séculos por Gregório IX

No dia 13 de junho, um dia após o Dia dos Namorados é Celebrado na Igreja Católica, Igreja Anglicana Ortodoxa e por religiões afro-brasileiras o dia de Santo Antônio.
O Santo celebrado não se chamava Antônio, mas sim Fernando de Bulhões, o Religioso adotou o novo nome ao entrar para a Ordem Franciscana fundada por São Francisco de Assis em 1209.
Sendo Celebrado no mesmo mês que São João e São Pedro, Antônio nasceu em agosto de 1195 em Lisboa, aos 15 anos ingressou na Ordem dos Conegos Regulares de Santo Agostinho (354-430) sendo Ordenado Sacerdote Católico 9 anos mais tarde; durante uma viagem para o Marrocos o frei se encantou com a Ordem de São Francisco de Assis, assim tendo que deixar a Ordem pela qual fora ordenado.
A inspiração do novo nome de Fernando de Bulhões veio de Santo Antão (251-356), um de seus milagres, conta a história que enquanto o Santo estava na cidade de Toulose na França e pregava sobre a Eucaristia fora desafiado por alguém que não acreditava na presença real de Cristo na Eucaristia, o desafiador teria lhe dito: "Acreditarei que Cristo está realmente presente na Hóstia Consagrada quando vir o meu jumento ajoelhar-se diante da custódia com o Santíssimo. Sacramento", aceitando o desafio, o Religioso disse ao animal: “Em virtude e em nome do teu Criador que eu, embora indigno, tenho aqui presente em minhas mãos, ordeno e mando que venhas já sem demora até Ele e humildemente lhe prestes reverência”, e o milagre aconteceu.
O Santo Casamenteiro faleceu devido a uma hidropisia (acúmulo de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo), em 1231, sendo Canonizado menos de 1 ano após sua morte.
De acordo com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no Brasil há 24 Catedrais e 13 municípios dedicados ao Santo, sendo a maior Catedral na Capital Portuguesa, Santo Antônio é considerado Padroeiro da cidade de, Lisboa, Pádua, Nova Iguaçu, Miguel Pereira, Duque de Caxias, Campo Grande, além de também Padroeiro dos pobres, mulheres grávidas, casais, pessoas que desejam encontrar objetos perdidos e oprimidos.
Oração de Santo Antônio:
Querido Santo Antônio, fostes um exímio pregador e servo do Senhor. Ensina-me a ser também uma serva fiel e entregue aos desígnios de Deus para a minha vida. Quero conseguir também viver conjugando mente e coração, estudo e oração. Amém!
Excelente artigo
Texto maravilhoso...
Santo Antônio Rogai por nós